Pesquisa mostra o mundo ideal de consumo para as mulheres

Com o crescimento do poder feminino nas decisões de compra e no mercado, as empresas devem entender suas exigências. Hoje, o atendimento está aquém do que elas querem.

Dos R$ 1,972 trilhão gastos anualmente com bens e serviços no Brasil, R$ 1,3 trilhão são decididos por elas
Rio de Janeiro – Cada vez mais importantes nas decisões de compra e na movimentação do mercado, as mulheres brasileiras também são mais exigentes em relação aos serviços no varejo. Filas nos supermercados – por que só alguns caixas funcionam? Vendedores que trazem dezenas de produtos que elas não pediram?

Em um mundo ideal feminino, nada disso existiria. Detalhistas, elas desejam mudanças significativas em como são atendidas nos estabelecimentos, o que atualmente está muito aquém do que consideram adequado.

As mulheres hoje são responsáveis, em média, por 66% das decisões de compra nos domicílios brasileiros, segundo um estudo da Sophia Mind. Dos R$ 1,972 trilhão gastos anualmente com bens e serviços no Brasil, R$ 1,3 trilhão são decididos por elas, valor que transforma o país em um dos maiores mercados femininos do mundo.

O poder de consumo das mulheres é uma realidade, mas as empresas estão sabendo satisfazê-las? A Shopper Experience buscou esta resposta – e o que as companhias devem fazer – em uma pesquisa qualitativa, por meio de um focus group composto por paulistanas das classes A e B, com idades entre 25 anos e 42 anos.

Em uma segunda etapa, foram entrevistadas sete profissionais das empresas Fiat, General Motors, Grupo Fleury, Pão de Açúcar, Mercedes Benz, Porto Seguro e Anhanguera, que geraram insights de como as companhias podem satisfazê-las.

“Percebemos com o estudo que as empresas ainda não estão focando no relacionamento com as mulheres e os principais problemas são o atendimento no varejo e o pós-venda. Muitas companhias se atrelaram a padrões que não têm mais vigência nas demandas das consumidoras”, diz Stella Kochen Susskind (foto), presidente da Shopper Experience e especialista em atendimento ao cliente.

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